Alentejo: Há 84 doces nomeados para as 7 Maravilhas Doces de Portugal. 21 do distrito de Beja.

No distrito de Beja, integram a lista nove doces da capital do Baixo Alentejo, seis de Alvito, quatro da Vidigueira, um de Odemira e outro de Serpa.

Alcôncoras de Amoreiras-Gare, Queijada de Requeijão, Compota de Escorcioneira, Pão de Rala, Rebuçados de Ovo de Portalegre, Tortas de Azeitão ou Pinhoadas. Estes são apenas alguns dos 84 doces do Alentejo, de 21 concelhos, que integram a lista de 420 nomeados para as 7 Maravilhas Doces de Portugal.

No distrito de Beja, integram a lista nove doces da capital do Baixo Alentejo, seis de Alvito, quatro da Vidigueira, um de Odemira e outro de Serpa.

No distrito de Évora, o campeão dos candidatos é Viana do Alentejo, com sete. A lista inclui ainda cinco doces de Évora, quatro de Estremoz, três do Redondo, dois de Montemor-o-Novo e um de Vila Viçosa.

No distrito de Portalegre, há onze doces da capital, três de Arronches e outros tantos de Nisa, dois de Elvas, um de Marvão e um de Sousel.

O Painel de Especialistas votou e ficaram identificados os 420 doces que avançam na eleição das 7 Maravilhas Doces de Portugal®. Agora esta lista será reduzida a 7 doces por distrito ou região autónoma, chegando à lista final de 140 doces que avançam para votação do público. Este Painel de Especialistas é constituído por 140 personalidades, 7 de cada distrito e regiões autónomas. A organização recebeu 907 candidaturas, «num envolvimento sem precedentes de todo o país».

Distrito de BEJA (21)

Alvito (6): Bolo folhado, Bolo folhado com chila, Fitas de mel, Pasteis de grão, Sericaia e Tarte de Chocolate.
Beja (9): AZEITONAS CONFITADAS COBERTAS, Pão de Rala, PASTEIS DE TOUCINHO DO CONVENTO, PEDERNEIRAS, PORQUINHO DOCE, Queijada de Requeijão, QUEIJINHOS DE HÓSTIA, Tosquiados e TROUXAS DE OVOS DE BEJA.
Odemira (1): Alcôncoras de Amoreiras-Gare.
Serpa (1): Queijadas de Serpa.
Vidigueira (4): ÁGUA-MEL, ÁGUA-MEL PICANTE, MEL COM FAVO e MEL de ROSMANINHO.

Distrito de ÉVORA (22)
Estremoz (4): Bolo de mel e noz à Antiga, Gadanha, Guizo e Pão de Rala.
Évora (5): Compota de Escorcioneira, Doce de Abobora, Doce de Escrecioneira, Doce de Tomate e Explosão de Abóbora e Requeijão.
Montemor-o-Novo (2): Bolachas de Bolota – Moinho da Vila e Filhós de Cabrela.
Redondo (3): Bolo folhado, Escarapiada e Merendeiras.
Viana do Alentejo (7): Conde de Alcáçovas, Bolo Conde de Alcáçovas, Fidalgo, Folar Tradicional, LAMPREIA DE OVOS, Queijadas de requeijão e Bolo Real de Alcáçovas.
Vila Viçosa (1): Sericá.

Distrito de PORTALEGRE (21)

Arronches (3): Bolo de Azeite, Nógado e Queijinho d’Arronches.
Elvas (2): Ameixas de Elvas e Sericaia.
Marvão (1): Pastel de Castanha.
Nisa (3): Barquinhos, Bolos de Amêndoa e Broas dos Santos
Portalegre (11): Amêndoas do Douro Tostadas e Cara, Bolachas de Vinho do Porto, Boleima de Portalegre, Bolo Finto de Portalegre, Fartes de Portalegre, Fartes de Portalegre, Folar de Portalegre, Queijadas de Portalegre, Queijo dourado de Portalegre, Rebuçados de Ovo de Portalegre e Toucinho do Céu de Santa Clara.
Sousel (1): Bolo Torresmo de Sousel.

Share This Post On
970x90_logo