Alentejo: Exército e Força Aérea transportam palha para zonas de incêndios.


O Exército e Força Aérea estão a efetuar, desde várias áreas do Alentejo, o transporte de alimentação animal de emergência, palha e rações, para os agricultores dos 40 municípios da Região Centro, afetados pelos incêndios do passado dia 15 de outubro.

Os bens alimentares para os animais, foram adquiridos pelo Ministério da Agricultura e outros oferecidos os agricultores alentejanos.

No caso do Exercito estão empenhadas 20 unidades das diversas valências, 15 no transporte e 5 no apoio se serviços nas bases logísticas, determinadas pelo Ministério da Agricultura. O transporte de grande porte, teve início no dia 25 de outubro e a missão deverá ter uma duração de 45 dias.

A coordenação geral é da RAME (unidade de Apoio Militar de Emergência) e nos transportes efetuados na passada quinta-feira, o Exército envolveu 118 militares, 10 oficiais, 23 sargentos e 85 praças, além de 46 viaturas, 10 ligeiras, 2 médias e 30 pesada, e 4 plataformas, camião/trator e um empilhador. Nesse dia 2 de novembro foram transportadas 92 toneladas de fardos e palha e 75 toneladas de rações.

Por seu turno, a Força Aérea, transportou desde Santa Vitória, concelho de Beja, 24 toneladas de fardos de palha oferecidos por empresários agrícolas associados da Associação de Agricultores do Baixo Alentejo (AABA).

Nas duas semanas anteriores quatro camiões de palha e rações foram enviados para vários municípios afetados, nomeadamente Oliveira do Hospital, oferecidos por sócios da Associação de Agricultores do Sul (ACOS), sediada em Beja, que disponibilizaram não só bens alimentares para os animais, como pessoal para o carregamento e transporte até ao destino.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg