adpBEJA: 2018-Ano Europeu do Património. Celebrar a herança dos tempos.

Para festejar o Ano Europeu do Património e comemorar os 35 anos da Ovibeja, a Associação para a Defesa do Património de Beja (adpBEJA) espalhou pela cidade 256m2 de fotografias e mais para aí uns 74m2 de outras, de 14 fotógrafos para região.

Exposições nas ruas de Beja e na Ovibeja. A Ovibeja e a Associação para a Defesa do Património de Beja fazem neste ano aniversários marcantes da sua vida, 35 velas e 40 velas, acesas com o azeite das candeias. Ambas têm tido a preocupação de divulgar o património cultural e natural desta terra acarinhada pela luz, elas, achamos, já fazem parte do nosso património.

Fez-se uma aliança, um casamento enorme, para festejar este ano de 2018,o Ano Europeu do Património, assim decidida pela União Europeia… feliz ideia, a de trazer à lembrança das populações que temos raízes culturais e naturais, que somos moldados pelas vozes do canto, pelas iguarias gastronómicas, pelas obras do homem transformadas em ermidas e igrejas, ou mesmo quando se resguardam atrás de muralhas. Um mundo de olhares e de saberes intemporais.

Duas exposições, uma espalhada em cubos pelas ruas e praças de Beja com imagens de fotógrafos da região, a outra em grandes painéis no stand do cante, onde as imagens se juntam ao som de fundo das vozes cantadoras, ou ao bebericar dos copos de cinco do melhor vinho do mundo, embrulhado pelos petiscos da criatividade alentejana.

Acho que exageramos nas imagens, coisas mais conhecidas e mais desconhecidas como as orquídeas que encantam o campo natural destas terras bravas, têm agora dimensões absurdas que parecem vir do tempo dos dinossáurios… tanto, mas tanto a descobrir nas imagens dos melhores fotógrafos do mundo (talvez nos tenhamos esquecido de algum, mas estão lá os principais).

Share This Post On