Your SEO optimized title

A TERRA TREME: Exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico

Amanhã, 13 de outubro, às 10,13 horas, a sirene dos Bombeiros de Beja tocará durante um minuto, para convidar toda a população a participar no exercício público e nacional de cidadania.
 A Autoridade Nacional de Proteção Civil promove o exercício “A Terra Treme”, inserido no âmbito das celebrações do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, e que terá a duração de um minuto, visando sensibilizar para a importância da preparação e autoproteção para o risco sísmico.
A iniciativa, que tem lugar a nível nacional às 10h13, apela ao envolvimento de todos os cidadãos, individualmente ou em grupo, que são, desta forma, convidados a executar três gestos de autoproteção: baixar-se sobre os joelhos, uma posição que evita a queda durante o sismo; proteger a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos, procurando abrigar-se se possível sob uma mesa resistente; aguardar nessa posição pelo menos um minuto.

Não obstante o exercício ter expressão nacional, a ANPC, em articulação com a DGE, a DGEstE e a LBP, promoverá a ação principal desta iniciativa no Agrupamento de Escolas da Caparica, Escola Básica 2, 3 da Costa da Caparica.

No distrito de Beja a ação principal decorrerá nos Centros Escolares nº 1 e 2 de Castro Verde (pré-escolar e primeiro ciclo).

Esta campanha de sensibilização e preparação tem como objetivo contribuir para que, em caso de sismo, os cidadãos adotem simples comportamentos de segurança, que podem, no entanto, salvar vidas, procurando promover a discussão e a aprendizagem sobre como agir antes, durante e após um sismo.
“A Terra Treme” é um exercício inspirado no modelo norte-americano ShakeOut, que vai ser realizado pela quarta vez em Portugal, tendo o Município de Portimão aderido à iniciativa pela quarta vez consecutiva.

Às 10:13 horas de amanhã os cidadãos são convidados a participar no exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico A TERRA TREME. Trata-se da 5.ª edição, organizada pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), em conjunto com a Direção-Geral da Educação (DGE), a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) e a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP).

A TERRA TREME coincide e enquadra-se nas comemorações do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, efeméride instituída pela Organização das Nações Unidas que tem como tema central este ano “Home Safe Home: Reducing Exposure, Reducing Displacement”.

Embora a iniciativa vise abranger todos os cidadãos nacionais, os organizadores voltam a colocar especial enfoque na comunidade educativa mais jovem (especialmente os alunos do ensino básico) por ser um segmento da população muito recetivo e permeável à mensagem subjacente à iniciativa, e que, em regra, altera mais facilmente comportamentos e atitudes face ao risco, bem como demonstra capacidade de influenciar, por via do contacto com os mais velhos, mudanças idênticas noutros segmentos e grupos da população.

Share This Post On