“7 Maravilhasde Portugal”: Escolhidas as 47 aldeias candidatas. Há duas aldeias de Odemira.

Foram reveladas esta sexta-feira as candidatas às “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”: de entre as 322 foram escolhidas 49. Santa Clara-a-Velha e Zambujeira do Mar, concelho de Odemira, entre as escolhidas.

A seleção foi feita de acordo com sete categorias que serão tema de sete galas a serem transmitidas pela RTP a partir de 9 de julho. Todos os domingos serão apuradas duas aldeias finalistas em cada categoria. No dia 20 de agosto serão conhecidas as 14 finalistas que irão a votos. As maravilhas vencedoras serão anunciadas a 3 de setembro.

Santa Clara-a-Velha, na categoria “Aldeias ribeirinhas” e Zambujeira do Mar, na de “Aldeias de mar”, estão entre as 49 finalistas nas sete categorias.

Aldeias rurais: Alegrete, Portalegre (Alentejo e Ribatejo), Cachopo, Tavira (Algarve), Casal de São Simão, Figueiró dos Vinhos (Centro), Faial, Santana (Madeira), Manhouce, São Pedro do Sul (Centro), Paderne, Albufeira (Algarve) e Sistelo, Arcos de Valdevez (Norte).

Aldeias ribeirinhas: Aldeia da Luz, Mourão (Alentejo e Ribatejo), Dornes, Ferreira do Zêzere (Centro), Escaroupim, Salvaterra de Magos (Alentejo e Ribatejo), Furnas, Povoação (Açores), Santa Clara-a-Velha, Odemira (Alentejo e Ribatejo), Sete Cidades, Ponta Delgada (Açores) e Vilarinho de Negrões, Montalegre (Norte).

Aldeias remotas: Aldeia da Pena, São Pedro do Sul (Centro), Branda da Aveleira, Melgaço (Norte), Castro Laboreiro, Melgaço (Norte), Curral das Freiras, Câmara de Lobos (Madeira), Fajã de São João, Calheta (Açores), Gondramaz, Miranda do Corvo (Centro) e Piódão, Arganil (Centro).

Aldeias em áreas protegidas: Aldeia das Salinas da Fonte da Bica, Rio Maior (Alentejo e Ribatejo), Bordeira, Aljezur (Algarve), Chão da Ribeira, Porto Moniz (Madeira), Lindoso, Ponte da Barca (Norte), Penedo, Sintra (Lisboa e Vale do Tejo), Rio de Onor, Bragança (Norte) e São Lourenço, Vila do Porto (Açores).

Aldeias monumento: Almeida (Centro), Estoi, Faro (Algarve), Evoramonte, Estremoz (Alentejo e Ribatejo), Idanha-a-Velha, Idanha-a-Nova (Centro), Monsanto, Idanha-a-Nova (Centro), Monsaraz, Reguengos de Monsaraz (Alentejo e Ribatejo) e Sortelha (Centro).

Aldeias de mar: Azenhas do Mar, Sintra (Lisboa e Vale do Tejo), Costa Nova, Ílhavo (Centro), Fajã dos Cubres, Calheta (Açores), Ferragudo, Lagoa (Algarve), Porto Covo, Sines (Alentejo e Ribatejo), Porto Moniz (Madeira) e Zambujeira do Mar, Odemira (Alentejo e Ribatejo).

Aldeias autênticas: Aldeia do Xisto de Cerdeira, Lousã (Centro), Alte, Loulé (Algarve), Biscoitos, Praia da Vitória (Açores), Castelo Rodrigo, Figueira de Castelo Rodrigo (Centro), Fontão de Loriga, Seia (Centro), Montesinho, Bragança (Norte) e Podence, Macedo de Cavaleiros (Norte).

Santa Clara-a-Velha: Esta aldeia branca e florida, do interior do concelho, desenvolveu-se em redor da Igreja de Santa Clara de Assis (séc XVI), junto às terras férteis do vale do rio Mira. A água assume um papel determinante na identidade da localidade, sendo ponto de referência a barragem de Santa Clara construída pelo Estado Novo, cuja albufeira cobre uma área de 1986 hectares, sendo das maiores da Europa.

Zambujeira do Mar: É uma aldeia marítima, de casario concentrado e harmonioso, que encontrou no mar a sua fonte de inspiração. Rodeada de praias e falésias imponentes, a sua identidade marítima é vincada pela destreza da sua comunidade piscatória e pelas artes tradicionais preservadas ao longo de gerações. Insere-se no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, que protege uma flora e fauna selvagens únicas. Em 2012 a Praia da Zambujeira do Mar foi eleita a Melhor Praia Urbana do país e o Parque Natural que a protege, foi em 2010 finalista nas Maravilhas Naturais, no âmbito do concurso das 7 Maravilhas.

Share This Post On