(Retificada) 7 Maravilhas à Mesa: Mesa de Beja na 4ª eliminatória em Alijó, a 12 de agosto.

A Mesa de Beja vai marcar presença na 4ª eliminatória em Alijó. Reguengos de Monsaraz, Batalha, Viseu, Alijó, Odemira, Tomar e Lagoa recebem as 7 Galas eliminatórias. Albufeira acolhe a Declaração Oficial das 7 Maravilhas à Mesa®.

Alijó vai receber, no dia 12 de agosto, a 4ª Gala Eliminatória, onde vai participar a Mesa de Beja. A Mesa de Vila de Frades, marca presença na 3ª Gala Eliminatória, a realizar em 29 de julho, na Batalha, enquanto que a Mesa de Zambujeira no Mar, vai estar na Gala Eliminatória de Odemira, a 5ª, a realizar em 19 de agosto. Também do Alentejo estão entre as 49 finalistas, as Mesas de Reguengos de Monsaraz, Borba e de Arraiolos.

Realizou-se em Albufeira o sorteio para distribuir as 49 mesas pré-finalistas pelas 7 Galas eliminatórias a emitir pela RTP, Televisão Oficial das 7 Maravilhas à Mesa®, ao longo de todo o verão. O calendário inclui ainda um programa de televisão de balanço antes da Gala Final, que tem lugar na ilha do Pico nos Açores. A Gala Final, onde são declaradas as 7 vencedoras mais votadas pelos portugueses, realiza-se em Albufeira a 16 de setembro.

O evento contou com a presença do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas, que enalteceu a presença de elementos da Dieta Mediterrânica na grande maioria das mesas a concurso.

Esta eleição vai promover a verdadeira experiência de comer e beber a uma mesa portuguesa, razão pela qual somos cada vez mais um destino turístico de referência. Desta eleição vão resultar não uma, mas sete mesas representativas do nosso país.

O processo segue o percurso de anos anteriores, contou com a votação de um painel de especialistas na lista longa de candidaturas, de onde resultou uma lista de 49 pré-finalistas. Todo o processo tem o acompanhamento e supervisão de um Conselho Científico e a votação é auditada pela PwC.

As 49 mesas pré-finalistas vão ser votadas pelo público, para eleger as 7 Maravilhas à Mesa®, num roteiro único. As mesas vão ser votadas em 7 Galas, a emitir a partir de 22 de julho pela RTP. De cada uma das 7 galas saem 2 mesas finalistas, num total de 14, as quais são votadas até à grande Final a 16 de setembro em Albufeira.

1- GALA PRÉ-FINALISTA DE REGUENGOS DE MONSARAZ

22 Julho: Mesas de Reguengos de Monsaraz, Ponta Delgada, Monchique, Terras da Chanfana, Vila Real, Braga e  Almeirim.

2- GALA PRÉ-FINALISTA DA BATALHA

29 Julho: Mesas da Batalha, Cacela Velha, Vila de Frades, Guarda, Bragança, Angra do Heroísmo e Aveiro.

3- GALA PRÉ-FINALISTA DE VISEU 

5 Agosto: Mesas de Viseu, Lajes do Pico, Tavira, Bairrada ao Mondego, Montalegre, Porto Moniz e Palmela.

4- GALA PRÉ-FINALISTA DE ALIJÓ

12 Agosto: Mesas de Alijó, Lajes das Flores, Albufeira, Beira Serra, Beja, Setúbal e Constância.

5- GALA PRÉ-FINALISTA DE ODEMIRA

19 Agosto: Mesas da Zambujeira do Mar, Madalena do Pico, Loulé, Vila do Bispo, Mirandela, Borba e Funchal.

6- GALA PRÉ-FINALISTA DE TOMAR

26 Agosto: Mesas de Tomar, Sintra, Sever do Vouga, São Roque do Pico, Silves, Chaves e Arraiolos.

7- GALA PRÉ-FINALISTA DE LAGOA

2 Setembro: Mesas de Lagoa, Calheta, Tarouca, Monção, Gouveia, Villa Oeiras e Santa Cruz.

Teixeira Correia

(jornalista)

Share This Post On